Buscar
  • Patrícia G. Salvador - Jornalista

A história de uma escola, fundada há mais de um século


Tudo começou, em 29 de janeiro de 1895, com a chegada a Araras de quatro irmãs salesianas cuja missão era fundar um colégio que se chamaria Maria Auxiliadora. Transformaram o prédio, doado pelo Barão de Araras e destinado a ser um hospital, em colégio, com salas de aula, biblioteca, refeitório e capela. Noventa e dois anos depois, as irmãs decidiram ficar apenas como mantenedoras, confiando a direção e a coordenação a uma equipe de diretores e coordenadores leigos. Em 1988, iniciou-se uma reformulação de ideias, costumes e metodologias de ensino, mas permaneceu o conceito fundamental: a formação humana e cristã de seus alunos.

Após 113 anos, a fachada permanece a mesma, por ter sido tombada pelo COMPHAC, mas os ambientes internos e a parte da fachada não tombada, passaram por várias modificações, adequando-se aos novos tempos e às novas tecnologias, visando sempre a atender às necessidades de seus alunos. A Capela do INSA permanece com as mesmas características de sua criação.

Hoje, uma escola moderna, com amplo espaço e instalações apropriadas para atender desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com sala de multimídia climatizada, laboratórios de Informática, Biologia, Física e Química equipados com materiais e instrumentos de última geração, teatro com capacidade para 415 lugares, biblioteca informatizada composta por mais de 10 mil volumes; conjunto esportivo com campo de futebol, minicampo e quadra coberta e um setor administrativo bastante funcional.

A metodologia salesiana de educar permanece na filosofia da escola que inspira-se em valores cristãos, educando com amor, sob o prisma da inclusão e da reciprocidade.

#bondeturismo #ARARASSP #insa #insaararas #escola #historiadeararas

295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo