Buscar
  • Patrícia G. Salvador - Jornalista

Av. Loreto - Araras


Av. Loreto

O bairro Loreto (do latim Loretum=bosque) recebia este nome desde dezembro de 1899, quando, na época, localizado na região suburbana da cidade, possuía apenas uma pequena estação e armazém, junto ao horto florestal da Companhia Paulista.

O nome Loreto, emprestado de uma cidadezinha italiana erigida em louvor a Nossa Senhora do Loreto, foi dado por Dona Veridiana da Silva Prado, quando vinha da Capital e descia nesse bairro para ir, de carroça, até a Fazenda Campo Alto.

No dia 10 de março de 1978, o prefeito Valdemir Jesuíno Zuntini publica decreto denominando a Avenida Loreto conhecida como a antiga estrada de Loreto no Jardim das Flores.

Assim como as outras duas estações de Araras, Elihu Root que foi desativada, e São Bento, a estação de Loreto foi demolida em meados dos anos 80.

Independentemente da demolição da Estação Loreto, a avenida cresceu e ganhou residências, comércios, indústrias e não leva mais a estação de trem, mas é a principal via de acesso a zona leste, região mais populosa de Araras.

No trecho, o intenso fluxo de carros, motos, ciclistas e pedestres retrata bem esse avanço da avenida que está mais arborizada, totalmente urbanizada , como novas rotatórias e meio de acesso a milhares de pessoas que trafegam por ela diariamente.

CLIQUE AQUI PARA CURTIR PAGINA OFICIAL DO BONDE TURISMO

#araras #ararassp #história #bondeturismo #loreto #elihuroot #companhiapaulista #estação

189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo